top of page
  • Dr. Carlos Westin

Dicas para Evitar Pedras nos Rins!

Updated: May 24

Se você sofre com os cálculos renais ou mesmo já viu alguém sofrer, sabe que não é nada fácil. A dor é incapacitante e aterrorizante.



Hoje, trago no blog algumas dicas atualizadas para 2021 e baseadas nos últimos trabalhos da Associação Européia de Urologia (EAU).


São elas:


Aumente o Consumo de Líquidos


Consuma entre 2,5 e 3 litros de líquidos por dia, porém evite os refrigerantes.


Procure manter um volume de urina acima de 2,5 litros por dia. A urina deve ser de um amarelo bem claro, exceto a primeira do dia, que pode ser mais escura.


Consuma mais Frutas e Vegetais


Procure manter uma dieta rica em frutas e vegetais, com destaque para as frutas cítricas, que reduzem o risco de cálculo renal.


Mantenha uma Ingestão Adequada de Cálcio


Não cortar o cálcio e nem abusar de seu uso, manter entre 1 a 1,2 gramas por dia.


Corte o Excesso de Sal


Não ingerir mais de 5 gramas de sal por dia. O excesso de sódio aumenta a excreção urinária de cálcio e o risco para a formação de cálculos renais.


Não Exagere na Proteína Animal


Evite ingerir mais de 1 grama por kilo de peso corporal ao dia de proteína animal. O excesso desse tipo de proteína aumenta a excreção urinária de oxalato e ácido úrico, reduz o citrato e deixa a urina mais ácida, favorecendo a formação de cálculos.


Evite o Ganho de Peso e o Sedentarismo


Evite a obesidade e mantenha-se fisicamente ativo (a). A síndrome metabólica provoca alterações urinárias aumentando o risco de formação de cálculos.


Mais informações


Siga no instagram, @drcarloswestin, lá temos informações importantes da área de urologia, além de dicas, questões, curiosidades e atualizações.


Agende sua consulta online pelo site drcarloswestin.com.br!


4 views0 comments

Comments


bottom of page