Se você sofre com os cálculos renais ou mesmo já viu alguém sofrer, sabe que não é nada fácil. A dor é incapacitante e aterrorizante.
Hoje, trago no blog algumas dicas atualizadas para 2021 e baseadas nos últimos trabalhos da Associação Européia de Urologia (EAU).
São elas:
Aumente o Consumo de Líquidos
Consuma entre 2,5 e 3 litros de líquidos por dia, porém evite os refrigerantes.
Procure manter um volume de urina acima de 2,5 litros por dia. A urina deve ser de um amarelo bem claro, exceto a primeira do dia, que pode ser mais escura.
Consuma mais Frutas e Vegetais
Procure manter uma dieta rica em frutas e vegetais, com destaque para as frutas cítricas, que reduzem o risco de cálculo renal.
Mantenha uma Ingestão Adequada de Cálcio
Não cortar o cálcio e nem abusar de seu uso, manter entre 1 a 1,2 gramas por dia.
Corte o Excesso de Sal
Não ingerir mais de 5 gramas de sal por dia. O excesso de sódio aumenta a excreção urinária de cálcio e o risco para a formação de cálculos renais.
Não Exagere na Proteína Animal
Evite ingerir mais de 1 grama por kilo de peso corporal ao dia de proteína animal. O excesso desse tipo de proteína aumenta a excreção urinária de oxalato e ácido úrico, reduz o citrato e deixa a urina mais ácida, favorecendo a formação de cálculos.
Evite o Ganho de Peso e o Sedentarismo
Evite a obesidade e mantenha-se fisicamente ativo (a). A síndrome metabólica provoca alterações urinárias aumentando o risco de formação de cálculos.
Mais informações
Siga no instagram, @drcarloswestin, lá temos informações importantes da área de urologia, além de dicas, questões, curiosidades e atualizações.
Agende sua consulta online pelo site drcarloswestin.com.br!
Comments